domingo, 17 de junho de 2012

Drone norte-americano não caiu no Irã: foi interceptado


Na matéria anterior publicamos que um drone norte-americano havia caído no Irã. Felizmente, o jornalista Beto Almeida chamou nossa atenção para o fato de que o drone norte-americano na realidade não caiu em solo iraniano, mas foi interceptado por controle remoto de especialistas da República Islâmica do Irã. Os militares iranianos não apenas decodificaram - à distância - os programas de informática de navegação do drone militar, como assumiram o controle da aeronave e a fizeram pousar em local desejado.
Esta ação causou danos midiáticos para os Estados Unidos da América e revelou ao mundo o grande salto tecnológico da República Islâmica do Irã, cuja tecnologia aeronáutica neste setor de aeronaves não tripuladas era desconhecida pelo Pentágono.
Os técnicos iranianos desmontaram e remontaram o drone norte-americano para ter acesso à tecnologia yanque, e o governo iraniano informou que só devolveria a aeronave se o governo norte-americano pedisse desculpas publicamente por ter invadido o espaço iraniano para fazer espionagem. Não havendo o pedido de desculpas, a aeronave continua em solo iraniano. Mas, o controle tecnológico de seu sistema de navegação foi capturado à distância, provando a sua vulnerabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário