quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Líbia: a urgente necessidade de intervenção humanitária em Sirte e Bani Walid





Leia a seguir carta de um médico do Hospital Público de Trípoli, sobre a necessidade de uma intervenção humanitáriaem Sirte e Bani Walid.

Caro Dr. Madam,
Estou escrevendo para informá-lo, independentemente de interesses políticos, sobre as situações desastrosas nas cidades líbias de Sirte e Walid Bani, que estão enfrentando genocídio, bem como a devastação de suas infra-estruturas.
A situação está se deteriorando gravemente a cada dia e cada hora que passa em Sirte e Bani Walid, uma vez que estas duas grandes cidades têm sido mantidas sob o cerco por meses e seus cidadãos estão sofrendo a falta de medicamentos e necessidades básicas. A Otan e os rebeldes estão bombardeando diariamente áreas civis, matando pessoas e famílias inocentes, destruindo casas, hospitais, escolas, hotéis e edifícios públicos (os links abaixo demonstram inúmeros casos).
O que temos visto em algumas áreas residenciais de Sirte, Bani Walid e Aljeaza, áreas que foram inúmeras vezes atacadas e bombardeadas pela Otan e rebeldes, esses ataques indiscriminados podem constituir crimes contra a humanidade: a destruição total de casas, o assassinato de vítimas que são na sua maioria crianças, idosos e mulheres, que não cometeram nenhum pecado, mas simplesmente querem viver em paz em sua terra natal. Mesmo aqueles que
têm tentado deixar as cidades têm sido maltratado e abusados pelos rebeldes do Conselho Nacional de Transição, que atuam em busca de vingança. Muitas vezes recusando-se a permitir-lhes que saiam, negando-lhes passagem, em função de seu título de filiação tribal ou conexão com o governo.
A situação humanitária na cidade de Sirte é trágica e extremamente terrível. Doentes e feridos, mulheres grávidas, vítimas dos atentados não têm acesso ao hospital e assistência médica, devido à falta de combustível para seus veículos e a trágica falta de medicamentos, médicos e oxigênio. O hospital está lotado, cheio de casos graves e críticos, muitos mulheres grávidas tiveram os bebês em suas casas, o que levou a complicações que causaram aumentos de mortes entre mães e bebês. A escassez de oxigênio e falta de materiais médicos necessários para as operações e cesarianas colocam em em perigo a vida daqueles que têm a sorte de chegar ao hospital.
O hospital em Sirte está em um estado deplorável. Adicionado à falta de saneamento básico, equipamentos e medicina, o hospital está sofrendo grave escassez de combustível que é vital para gerar a eletricidade necessária para operar máquinas essenciais dispositivos essenciais para cirurgias e tratamentos pós-operatório.
O intenso bombardeio da cidade e a destruição de sua infra-estrutura pela Otan e rebeldes, gerou uma situação catastrófica. Todas as obras de esgoto e redes de água em toda a cidade foram destruídas, e estão alimentando a
propagação de epidemias e doenças, especialmente em áreas densamente povoadas.
A perspectiva de fome e desnutrição grave é real, e há falta de alimentos básicos, especialmente para bebês, e falta de água potável.
Também queremos informar que há milhares de jovens em prisões secretas submetidos a torturas por milícias do Conselho, e há casos de seqüestros brutais e assassinatos violentos por causa da filiação política ou pessoal, familiar ou tribal, comprovando uma política de vingança.
Você deve ver que o que está acontecendo na Líbia é uma guerra civil e não um conflito entre o regime e as forças opostas.
Agora eu desejo que você queira tomar medidas concretas para o bem do povo e de forma tão rápida quanto possível. Precisamos de ajuda por via aérea ou terrestre, colaboração com os deslocados de residentes dos subúrbios.
Podemos ajudá-lo, assegurando uma ligação direta com os civis na cidade para avaliar suas necessidades fundamentais e para coordenar os melhores métodos de prestação de ajuda a eles.
Listamos a seguir uma série de material médico necessário para o funcionamento do nosso o hospital, para manter o mínimo de atendimento aos necessitados: oxigênio, antibióticos, medicação de alívio da dor e antipirético, tubos intratraqueal, anestésicos, materiais para cirurgia em geral, ataduras, medicamentos para diabéticos e doenças cardiovasculares, suturas e agulhas cirúrgicas, luvas eaventais, meicação para asma, alimentos, leite e fraldas para crianças.
O hospital também tem extrema necessidade de pessoal, em especial, médicos anestesistas e cirurgiões em geral.

Incluímos abaixo uma lista de links de vídeo mostrando inúmeros civis mortos pelo bombardeio indiscriminado das cidades pelas forças da Otan e do Conselho Nacional:
http://www.youtube.com/watch?v=EVhcHLJKSaI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=0rhgkqNk3U4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=hrrz0KQXrXg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=P4Sd68tq5OQ&feature=relate
http://www.youtube.com/watch?v=WeGxvS-E-iA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Oz1SKIwbSXk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=VgYCg73Zqog&feature=related
https://www.facebook.com/video/video.php?v=143483322413987
http://www.youtube.com/user/42alfatah#p/u

Estes são apenas algumas dos muitos exemplos e evidências filmadas, documentando as mortes de pessoas e a destruição de casas, mesquitas, escolas e outras infra-estruturas instalações da cidade.
Gostariamos também de destacar dois casos de graves e terríveis violações dos direitos humanos:

Caso 1:
Este vídeo mostra uma estudante da cidade de Aljmail que foi seqüestrada e torturada por rebeldes na cidade de Zwarah:
http://www.youtube.com/watch?v=A--YAUUgMrg

Caso 2:
Hatem Nasr Remaly (fotos acima) vivia na área Janzour em Trípoli. Ele foi preso no sábado, 24 de setembro pelo Conselho Militar (rebeldes) da cidade de Janzour. Remaly trabalhou para a segurança interna da cidade. Ele morreu
como resultado de tortura cruel e brutal.
Gamal Abdel-Salam Remaly nasceu em 1968, era casado e tinha três filhas. Ele também foi morto por um membro armado da milícia leal aos rebeldes.
Nasser Remaly, o irmão de Remaly Gamal e primo de Hatem Remaly também foi foi torturado e assassinado no domingo, 25 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário